sábado, 8 de junho de 2019

Grafiteiro usa a palavra de Deus em suas artes


Léo Shun é o primeiro grafiteiro cristão do Rio de Janeiro
Léo Shun é o primeiro grafiteiro cristão do Rio de Janeiro. Foi o primeiro a manifestar em sua arte a adoração e louvor a Jesus Cristo e à sua Palavra. O jovem desde sua conversão se sente motivado a expressar através da arte uma mensagem evangelística com o propósito de anunciar o amor de Deus. É bem provável que você já tenha visto o trabalho dele por aí, ao olhar nos muros da cidade do Rio de Janeiro é fácil encontrar um cachorrinho (Half, a sua marca) com uma frase reflexiva criada pelo artista e na maioria das vezes inspiradas em textos bíblicos. Seus feitos não param por aí, o muralista usa seus desenhos e a arte urbana nas ruas, mas já atuou inumeras vezes dentro das igrejas durante cultos, congressos, eventos, etc.
O graffiti é uma arte urbana e também uma forma diferente de adorar a Deus, estamos acostumados a ver nas igrejas artes como música, dança e teatro, mas o graffiti é uma grande novidade e Léo Shun é o pioneiro a desenvolver essa arte dentro e fora das igrejas com esse propósito.
Shun já fez live paints (pintura ao vivo), já grafitou em diferentes espaços dentro de igrejas, como muros, telas e púpitos, já ministrou oficinas, workshops e palestras. Ele vem fazendo esse trabalho desde 2002, quando tinha 16 anos e se converteu ao evangelho, foi então que começou a se envolver com a obra de Deus e não parou mais.
“Quando comecei a grafitar eu já estava convertido há alguns meses e tudo o que eu fazia naquele momento, como tento fazer até hoje, é direcionado ao reino de Deus, é tudo para a glória de Deus e para falar do amor Dele. Eu uso o graffiti não só pela beleza da arte, mas sempre expressando os valores de Cristo que são a base da minha ideologia. Desde o início eu tinha essa vontade de usar o graffiti como ferramenta evangelística e de louvor a Deus”. Diz Léo Shun     
O grafiteiro e artista plástico busca inspiração em seu relacionamento com Deus para todas as áreas de sua vida inclusive no aprimoramento dos seus desenhos. Em sua arte criou um estilo e desenvolveu um conceito artístico onde pinta seus personagens representando o ser humano antes do pecado. Esse conceito expressa e conecta a vida de Deus às pessoas que apreciam suas obras através da fé e da arte.
“A princípio eu comecei graffitando nas ruas, e depois levei o graffiti para dentro das igrejas. A primeira vez que eu graffitei dentro de uma igreja foi através de um projeto que eu crei, uma oficina de graffiti para os jovens e adolescentes da igreja e moradores da comunidade. No começo houve uma certa resistência do pastor, mas eu tive o apoio de um membro que ajudou bastante e conseguiu um espaço dentro da igreja para realizar a oficina. Eram duas horas de aula, na primeira hora fazíamos um momento de culto, louvor, busca e palavra, a maioria dos jovens não eram cristãos, já no segundo momento da oficina iniciava-se a aula de graffiti. Depois dessa oficina o pastor viu o resultado do trabalho e percebeu que o graffiti estava sendo usado para evangelizar os jovens. Foi aí que ele me deixou fazer um graffiti dentro da igreja”. Diz Léo Shun
O artista conta que antes de se tornar grafiteiro se envolveu com a pichação colocando inúmeras vezes sua vida em risco. Já foi pego e ameaçado de morte, já apanhou e passou por situações de grande perigo onde viu claramente o amor e o livramento de Deus sobre sua vida. Quando se converteu um dos seus objetivos era levar o evangelho aos pichadores, o que ele fez criando um novo estilo de arte urbana denominado Persona. Nesse estilo ele fez uma ponte entre a pichação e o graffiti possibilitando que mais de trezentos pichadores migrassem para o graffiti em diferentes cidades do país.
“Eu comecei a pichar muito novo, e aquilo se tornou um vício. Não importava por quantos sufocos e riscos eu passava, eu não coseguia parar de pichar. Até que me converti e o Espírito Santo transformou totalmente minha vida, me dando uma nova percepção sobre o cristianismo a partir de um relacionamento com Deus, e é esse o cristianismo que prego em minhas obras. O estilo Persona foi a forma que encontrei para oferecer uma alternativa a pichadores que querem migrar para o graffiti se expressando nas ruas sem correr riscos, e graças a Deus foi muito além do que eu imaginava”. Diz Shun
Atualmente Shun é abordado nas ruas e nas redes sociais por pessoas que admiram seus trabalhos e se sensibilizam com suas manifestações artistícas, as reações das pessoas são das mais variáveis possíveis, ele recebe carinho por conta da identificação com o seu graffiti. Algumas pessoas já se converteram por se sentirem tocadas com as mensagens expressadas nos graffitis, muitos jovens e adolescentes o vêem como uma referência e descobriram através de seus feitos uma nova maneira de louvar e adorar a Deus.
“Hoje as pessoas ainda se surpreendem com o graffiti sendo uma ferramenta evangelística. No entanto a arte urbana alcançou uma visibilidade muito grande, hoje não é mais algo incomum, como era quando eu comecei. No ano em que comecei quase não existia grafiteiro no Rio de Janeiro, o graffiti estava bem no início, e eu fui um dos primeiros, e também fui o primeiro grafiteiro cristão da minha cidade”. Declara Léo Shun 
O graffiti é uma ferramenta atrativa principalmente para chamar a atenção de jovens e adolescentes para a Palavra de Deus, pois a linguagem estabelecida pela arte é moderna e jovial. lsso cria um estímulo para os jovens que não conhecem a doutrina cristã, mas com certeza já ouviram falar de graffiti, uma arte nutrida de muitas cores, traços, atitude e liberdade artística. A arte de Shun contém informações suficientes para que o mesmo pregue a palavra sem que seja preciso abrir sua boca para isso. Os seus desenhos são feitos com propósito de oração e entregues nas mãos de Deus para que sejam frutos da vontade do Pai. E Deus trabalha de um jeito diferente, Ele têm finalidades que muitas vezes desconhecemos e nos surpreendemos, foi assim que Deus tocou o coração do grafiteiro Léo Shun e o tem motivado para anunciar a sua palavra.
Para conhecer e acompanhar mais sobre o grafiteiro e artista plástico Léo Shun é só segui-lo em suas redes sociais Léo Shun e Shun Graf (suas páginas no Facebook) @shungraf (Instagram) e no seu site www.shungraf.com. 
Leia também nos links abaixo:


Nenhum comentário :

Postar um comentário