sexta-feira, 17 de maio de 2019

A ARTE ABALOU BANGU



BANGU SHOPPING INAUGURA A PRIMEIRA GALERIA DE ARTES DO BAIRRO

Foto - Lorena Crist


A primeira galeria de artes do bairro Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, já tem nome e endereço, chama-se Galeria Bangu by Shun uma novidade localizada na Rua Fonseca, numero 240, dentro do Bangu Shopping. A galeria fica aberta todos os dias e a visitação é gratuita.  A Galeria Bangu by Shun é um projeto do Bangu Shopping junto ao muralista e artista plástico Léo Shun, que é morador local e um artista que vem se destacando por seus feitos. Inaugurada no inicio de outubro, a Galeria Bangu by Shun apresenta ao público uma exposição com obras desenvolvidas pelo próprio artista, uma coleção intitulada DIFUSÃO DO IMAGINÁRIO, que consiste em mostrar o mundo do graffiti a partir dos olhos de Léo Shun, que além de convidar o público a entrar no seu universo, se propõe a desmistificar a arte urbana, explicando em traços, formas e cores o quão imenso é o seu mundo.
A Galeria Bangu by Shun se dispõe a oferecer ao bairro e aos visitantes novidades em forma de arte, tais como: exposições, palestras, oficinas, workshops, live paints, vendas de obras e produtos decorativos, entre outras atividades artísticas envolvendo e expondo pinturas, telas, fotos, esculturas, objetos decorativos, etc.
Foto - Lorena Crist


Os moradores da região e de bairros vizinhos já podem desfrutar e ter acesso às artes plásticas e ao graffiti de perto, uma galeria era o que faltava para completar esse bairro festivo e quente. Bangu é um lugar rico em histórias e cultura, seguindo uma crescente no seu desenvolvimento que se iniciou através da fábrica de tecidos onde hoje funciona um dos shoppings de grande destaque na cidade. Com isso a Galeria Bangu by Shun veio para complementar culturalmente e entrar no rol turístico da nossa cidade e do bairro.
“Bangu é um bairro fascinante, é uma pena que muita gente não conhece toda a riqueza histórica do bairro e sua importância para a cidade. Abrir, juntamente com o Bangu Shopping, a primeira galeria de arte do bairro é pra mim motivo de muito orgulho e alegria”. Declara Shun
Foto - Lorena Crist
Em pouco mais de uma semana a Galeria Bangu by Shun já recebeu mais de três mil pessoas, e todas se mostram muito sensibilizadas com a exposição. Durante as visitações os frequentadores tiveram as mais variadas reações possíveis, desde muitos sorrisos à emoção com lágrimas nos olhos. O público ficou surpreso com a novidade e parabenizou Léo Shun e o shopping pela iniciativa. A satisfação pela proximidade e pelo acesso a mais um programa cultural voltado para toda a família é facilmente encontrada nas redes sociais como uma forma de expressão e carinho, a conexão do público com a galeria pode ser vista através dos registros em forma de fotos, vídeos e depoimentos.
“As pessoas têm se envolvido com as obras não só apreciando, mas se relacionando com elas e se permitindo serem tocadas. Só nessa primeira semana já recebemos muitas fotos e vídeos pelas redes sociais e nos momentos em que estive presente na galeria recebi um carinho muito grande do público e depoimentos fantásticos que me emocionaram.” Declara Shun
Léo Shun se comove ao ver a reação das pessoas, por ter nascido e crescido em Bangu possui um carinho especial pela região. No mês de outubro Shun tem dupla comemoração, pois além de abrir sua galeria ele também completa quinze anos de carreira. O jovem que hoje vive momentos de ascensão na arte relembra que já foi pichador e que por conta disso passou por muitos contratempos. Devido a pichação ser considerada um ato ilegal, Shun era constantemente ameaçado e exposto em situações que colocava sua vida em risco. Após pichar por seis anos Shun teve uma experiência espiritual que mudou todo o seu ponto de vista sobre a vida, e isso o fez abdicar da pichação e migrar para o graffiti.
Com isso ele começou a se interessar pela arte urbana ainda adolescente, o graffiti apareceu na sua vida como um grande achado. O artista prodígio estudou por conta própria, aperfeiçoou toda a sua inclinação para arte adquirindo estilo e identidade, sempre se reinventando Shun desenvolveu um estilo denominado Persona onde criou um personagem, o cachorrinho chamado Half, que virou sua marca na arte urbana e estimulou outros jovens a aderirem esse novo estilo. O objetivo de quem adere ao persona é criar um personagem e torná-lo sua marca. O sucesso foi tanto que conseguiu atrair a atenção de muitos jovens e também a migração deles da pichação para o graffiti. O jovem acredita que a arte pode contribuir para a transformação das pessoas e seu trabalho é uma prova de que isso é possível.
“É interessante ver que a arte urbana vem atraindo o olhar de pessoas de diferentes classes sociais, é importante ver uma arte que veio da periferia ganhar o mundo, me sinto parte do graffiti e sinto que ele faz parte de mim”. Diz Shun
Para conhecer mais sobre o artista e grafiteiro Léo Shun é só visitar a Galeria Bangu by Shun e apreciar as diversas artes apresentadas, entre elas obras interativas. É possível acompanhá-lo também através das redes sociais Léo Shun e Shun Graf (suas páginas no Facebook) @galeriabangubyshun @shungraf e @leoshun_rj (Instagram), e no site da sua empresa www.shungraf.com.
Leia também no link abaixo:


Nenhum comentário :

Postar um comentário